13 de out. de 2009



      A SPARTATHLON é uma ultramaratona histórica que acontece todo ano na Grécia, na última semana de Setembro. A competição, baseada na descrição de Heródoto, é considerada o relato mais fiel sobre a Batalha de Marathon. A Spartathlon busca seguir o caminho mais correto possível de Fidipedes, ao ir buscar reforços em Esparta para combater os invasores persas.
      A prova é dura. A rota apresenta uma elevação que vai do nível do mar ate 1.200m, e muitas subidas, descidas, e com variação de temperaturas durante todo o tempo. Há 75 pontos de controle, e cada um deles tem seu tempo limite e o corredor deve chegar antes do término do tempo oficial ou será eliminado da corrida. A distância total a ser percorrida é de 246 km. A rota segue de Atenas, passando por Corinto, Nemea, Lyrkia, Nestani, Tegea, e finaliza em Esparta.
      A Spartathlon é considerada uma das ultramaratonas mais difíceis do mundo e um grande desafio até para os mais experientes, razão pela qual a participação depende de análise prévia de currículos e o atleta somente pode competir se for aceito pelo comitê de organização da Spartathlon.
      A 27ª e última Edição da Spartathlon aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro de 2009 e contou com a participação de 2 brasileiros. Somente o ultramaratonista Frederico Carlos Porto Vidal (Fred Vidal) finalizou a prova, com um tempo de 34h e 58 minutos.
      A corrida teve início às 07:00 do dia 25/09, terminando às 19:00 do dia seguinte. Participaram 320 atletas, de diversas nacionalidades. Apenas 133 (42% dos participantes) concluíram a prova.
      De 2002 a 2009, 10 brasileiros participaram da prova. No entanto, somente 3 (incluindo o ultramaratonista Fred Vidal) conseguiram concluir a Spartathlon.


Um comentário:

  1. Não sabia dessa duríssima prova, vc é um Ultramem, parabéns camarada...
    Que este espírito das corridas, perpetue sempre de vc.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    Ultramaratonista
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir